Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 18 de março de 2009

Presidente Lula confirma participação em Cúpula Mundial da Alimentação promovida pela FAO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da Cúpula Mundial da Alimentação que se realizará em novembro de 2009 pela FAO. O objetivo dessa reunião é ambicioso: assumir o compromisso pela erradicação completa da fome no mundo, sem metas intermediárias.

A confirmação foi feita pelo próprio presidente durante reunião realizada nesta terca-feira (9), no Palácio do Planalto, com o diretor geral da FAO, Jacques Diouf. Lula também prometeu contatar outros líderes mundiais para convidá-los ao encontro. Chefes de Estado e de Governo da África e os países árabes também já confirmaram presença na Cúpula Mundial da Alimentação.

Para acabar com a fome no mundo, a terceira Cúpula Mundial da Alimentação (as anteriores foram realizadas em 1996 e 2002) quer colocar na mesa de discussão o próprio sistema de governança mundial relacionado à segurança alimentar e agricultura.

“Precisamos usar nossa inteligência e imaginação para criar políticas públicas que promovam o desenvolvimento agrícola baseado no comércio internacional justo”, escreveu Diouf em carta de felicitações enviada em 2008 ao então presidente eleito Barack Obama.

“A atual estrutura não tem permitido avanços significativos na erradicação da fome no mundo”, afirmou o Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, José Graziano da Silva, que acompanhou a visita de Diouf ao Brasil.

O mundo tem hoje cerca de 963 milhões de subnutridos. Em 1990 eram 842 milhões. A maior parte do aumento – 115 milhões de pessoas – ocorreu entre 2005 e 2008, principalmente, por causa da alta dos preços dos alimentos e da crise financeira.

Experiência do PAA pode ser replicada em outros países
.
Durante a viagem ao Brasil, Diouf também solicitou à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O PAA é um instrumento que tem ajudado a garantir mercados e renda para agricultores familiares e formação de estoques também ajuda a reduzir o impacto local da alta de preços internacionais dos alimentos. Esse é um programa que poderia ser adotado com êxito em outros países”, explicou Graziano.

Durante a audiência no Palácio do Planalto, o presidente Lula também convidou Jacques Diouf a visitar comunidades beneficiadas pelo Fome Zero e conhecer in loco programas que fazem parte da estratégia de combate à fome e promoção da segurança alimentar.

No Dia Mundial da Alimentação de 2007, abordou a questão do direito à alimentação, a FAO destacou o Fome Zero como uma das mais importantes iniciativas da área no âmbito mundial e um exemplo da importância da participação popular e vontade política no combate à fome.

FAO e Brasil aprofundam cooperação

Durante a visita oficial realizada por Jacques Diouf ao Brasil entre os dias 8 e 10 de março, Brasil e FAO acordaram ampliar a cooperação não apenas para o desenvolvimento local e rural no Brasil, mas também em apoio a outros países.

Em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento pela Educação (FNDE), a FAO prestará assistência ao desenvolvimento de programas de alimentação escolar nos países da região, no marco da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome.

Ainda na área de cooperação Sul-Sul, considerada prioridade tanto pela FAO quanto o governo brasileiro, a FAO e a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) prover assistência técnica, capacitação e transferir tecnologias para países da América Latina e Caribe e da África.

Um terceiro memorando de entendimento foi assinado entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para apoiar microiniciativas em áreas como desenvolvimento local, agroenergia e agroecologia e replicá-las no Brasil e em outros países.

Nesta quinta-feira (11), a FAO e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinarão, na sede regional do Incra em São Paulo, outros dois documentos para apoiar a regularização fundiária, os assentamentos rurais e a agricultura familiar e a implementação de políticas públicas relacionadas à reforma agrária e desenvolvimento rural.
.
Original em FAO

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.