Além do Cidadão Kane

sábado, 28 de março de 2009

ONU denuncia separatistas em Pando por massacre de camponeses bolivianos

Relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos na Bolívia denuncia o massacre cometido em 11 de setembro do ano passado pelos separatistas de Pando contra camponeses que se dirigiam a um encontro a ser realizado na região em defesa da unidade do país.
“O massacre de camponeses é uma grave violação aos direitos humanos que teria sido cometida por pessoal do Governo de Pando, funcionários do serviço rodoviário, membros do Comitê Cívico de Pando e outros partidários”, disse Racicot.
Segundo Racicot, “houve um ataque frontal com uso de armas letais de forma indiscriminada e unilateral, e os camponeses não tiveram outra opção do que se tentar salvar como pudessem”.
Em dezembro do ano passado, investigação realizada por representantes do Brasil, Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador e Peru apontam governador de Pando e outros golpistas como responsáveis pelo assassinato de vinte camponeses.
“Existe responsabilidade das autoridades. A justiça boliviana deve investigar os integrantes do governo a começar pelo ex-prefeito de Pando, Leopoldo Fernández”, declarou o argentino Rodolfo Mattarollo, subsecretário de Direitos Humanos da Argentina, e coordenador da “Comissão da Verdade” constituida pela Unasul, que investigou a chacina de Pando.
No massacre de 11 de setembro foram assassinados 20 camponeses, com mais 70 feridos e uma centena de desaparecidos, como assinala o informe promovido com a participação de nove representantes de países que integram a Unasul. O coordenador qualificou os acontecimentos como “crime de lesa humanidade”.
As investigações apontam o governador de Pando, Leopoldo Fernandez, como o que comandou o bando de pistolei-ros. Ele teve sua prisão decretada pelo governo e está detido em La Paz à espera de julgamento.
.
Original em Hora do Povo

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.