Além do Cidadão Kane

quarta-feira, 29 de julho de 2009

FARC qualificam de ''traição à pátria'' a entrega de bases militares aos EE.UU

Traduzido por Rosalvo Maciel


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) condenaram a instalação de bases militares estadunidenses na nação e qualificaram tal ação como uma "traição à pátria", em um comunicado escrito em 25 de julho e difundido nesta quarta-feira.

Através do documento, a guerrilha colombiana denuncia que o presidente desse país, Álvaro Uribe, "permitiu ao terrorismo transnacional dos Estados Unidos, em repudiável ato de traição à pátria, instalar no país suas bases de agressão que se dirigem não só contra o povo, mas também contra os governos progressistas do continente".

Além disso, afirma que "Uribe foi eleito presidente com o dinheiro e a intimidação das armas dos terroristas paramilitares e narcotraficantes. É o autor da atual hecatombe humanitaria da Colombia".

O comunicado integral das FARC:

Uribe, o terrorista

A histeria do presidente Uribe de há alguns dias ante a ordem de captura contra o ex-ministro Juan Manuel Santos, emitida pelo juiz de Sucumbíos, tem a ver com o espanto de olhar-se em seu próprio espelho futuro. De imediato saiu a dizer que esse era um ataque contra o país. Desde quando o ministro dos "falsos positivos" e do terrorismo de estado se converteu na encarnação da Colômbia? Não senhores. Santos deve responder pelo homicídio de Franklin Aisalia. O cidadão equatoriano foi capturado vivo em seu próprio país e trazido para a Colômbia depois de ser assassinado a golpes com objeto contundente, como o determinou a perícia da Promotoria da nação irmã.
.
A imagem que projeta Uribe é a de um louco acusando a todo o mundo de terrorista: tanto a pessoas como a governos; mas o verdadeiro terrorista é ele. Uribe foi eleito presidente com o dinheiro e a intimidação das armas dos terroristas paramilitares e narcotraficantes. É o autor da atual hecatombe humanitaria da Colombia. Hoje permite ao terrorismo transnacional dos Estados Unidos, em repudiável ato de traição à pátria, instalar no país suas bases de agressão que se dirigem não só contra o povo, mas também contra os governos progressistas do continente.

Quando viajou ao Canadá o fez com uma lista repleta de terroristas imaginários pedindo sua extradição. Eram os familiares de Raúl Reyes que forçosamente tiveram que se asilar naquele país ante a irracional perseguição do tirano. Seus olhos, o topete despenteado, o estrídulo de sua voz são características de um homem psiquicamente perturbado. O macaco sabe em que galho sobe e por essa razão não lhe ocorrerá jamais bombardear o Canadá, como fez com o Equador.

Vale a pena que se avalie a saúde mental deste Presidente, o qual acredita ser o próprio McCarthy, em pessoa, advogando além das fronteiras pela criminalização do pensamento. Com a anuência do governo de Calderón tirou do México o professor universitário Miguel Ángel Beltrán acusando-o de ser integrante das FARC, quando não o é e nunca o foi. Agora pede através de um juiz a extradição da estudante mexicana Lucía Morett sob o mesmo argumento, quando o que deve é responder por sua infame agressão contra ela, por lesões pessoais, e pelo covarde assassinato de quatro estudantes mexicanos.

A Uribe o esperam os tribunais. Há sete relatores das Nações Unidas na Colômbia investigando os "falsos positivos" ou crimes do Estado, o deslocamento forçado, as detenções massivas, sua ingerência no poder judicial e sua obstrução à justiça. Anda desesperado buscando impunidade. Muitos de seus seguidores já estão dando um passo para trás. Por isso é compreensível que se jogue à morte por seu lugar tenente Santos.

Comissão Internacional das FARC-EP

Montanhas da Colômbia, 25 de julho de 2009

Original em teleSUR

Nenhum comentário:

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.