O prêmio da paz da Unesco, tido como o mais importante depois do Nobel, tomou seu nome de Félix Houphouët-Boignydo (1905-1993), sindicalista e líder da independência da Costa do Marfim. Lula será o primeiro latino-americano a recebê-lo.
Criado em 1989, o prêmio já foi entregue a figuras como os ex-presidentes Nelson Mandela (África do Sul), Shimon Peres (Israel) e Jimmy Carter (EUA), ao 1º ministro de Israel, Yitzhak Rabin, e ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat - todas personalidades também contempladas com o Prêmio Nobel da Paz.
A premiação é um reconhecimento pelo "trabalho em prol da paz, diálogo, democracia, justiça social e igualdade de direitos, assim como pela inestimável contribuição à erradicação da pobreza e à proteção dos direitos das minorias", explicou a Unesco em um comunicado.
Ao anunciar a premiação, o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, integrante do júri da Unesco, declarou que Lula fora escolhido “por suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como por sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário