Além do Cidadão Kane

terça-feira, 7 de julho de 2009

"Golpe em Honduras apenas é o primeiro"

Traduzido por Rosalvo Maciel
O Procurador para a Defesa dos Direitos Humanos, companheiro Omar Cabezas, alertou ao presidente Daniel Ortega e os outros mandatários da America Latina, que o acontecido em Honduras "apenas é o começo" e que em um futuro próximo, podem desenvolver-se planos desestabilizadores em governos de esquerda.

Sustentou que a situação de Golpe de Estado em Honduras se tem mantido, dado que o governo norte-americano e seu sistema imperialista "esta detrás dessa jogada".

"Este golpe está sendo apoiado pela embaixada dos Estados Unidos e pelos setores mais ligados à industria armamentista, aos grandes bancos que quebraram e ao Pentágono", disse Cabezas.

"Isto é o começo de uma corrente das mais reacionárias dos Estados Unidos para devolver a América Latina a modo como estava nos anos 70, com isso quero dizer que virão golpes de Estados em toda América Latina, alem disso vão recorrer aos assassinatos".

"Me deixo de chamar Omar Cabezas, se não vão sobre o físico, sobre o couro de Hugo Chávez e Daniel Ortega, não me equivoco, vão sobre o de Evo (Morales) e sobre o de Correa (Rafael), como que já estou vendo, presidente Ortega cuide-se, presidente Chávez cuide-se, que van sobre vocês e que também se cuide o de Guatemala e o de Salvador", expressou.

O defensor dos Direitos Humanos, disse ter conhecimento que o embaixador norte-americano em Honduras, antes de dar-se o golpe de estado, manteve reuniões com os setores golpistas.

"Obama (Barack) tem que esclarecer ao mundo, se seu embaixador sabia do golpe, y se o sabia, porque não o parou (deteve), se Hillary Clinton houvesse dito aos gorilas, que esse golpe de estado não sai este golpe não se haveria dado. Aqui está claro, o golpe é apoiado pelo imperialismo", disse Cabezas.
Mostrou preocupação pelos governos latino-americanos que ganharam processos eleitorais e que não gozam da "simpatia gringa", pois referiu que Estados Unidos ao ser derrotado de forma democrática, busca agora como impor ditadura baseados em golpes de estados.

"O império tirou proveito da democracia e está sendo derrotado com seu próprio brinquedo (democracia), como antes tirou proveito das ditaduras para dominar-nos, como as ditaduras se esgotaram passaram à democracia e com esse mesmo brinquedo lhe temos dado, então deixam para trás as democracias e voltam ao campo dos ditadores".

"Estamos frente ao projeto da ALBA que se está desenvolvendo, eles (imperialismo e golpistas hondurenhos) buscam como parar o projeto da ALBA, a parar aos povos e se vão não pela Venezuela, nem pelo Equador, nem Nicarágua, porque aí há exércitos decentes, se vão por Honduras, que é o elo mais débil, no exército de Honduras existem gorilas e isso foi aproveitado pelo imperialismo", sustentou Cabezas.
.
Original em Tribuna Popular

Um comentário:

Fernando Samuel disse...

É a primeira vez que aqui venho: gostei e vou voltar.
Um abraço fraterno.

Copyleft - Nenhum Direito Reservado - O conhecimento humano pertence à Humanidade.